Email: villamea@geral.pt
Convidado: João Silva
Tuna do Rancho de Carragoso
Grupo Folclórico “Leões da Beira” de Rio de Loba
Convidado: António Lopes Pires
Grupo Folclórico da Associação de Moure de Madalena
Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros
Rancho Folclórico “Os Rouxinóis do Dão” de Fagilde
Convidado: Músico Carlos Peninha
Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo
Tuna e Grupo de Cantares “Amigos da Farra” de Povolide
Convidada: Designer Katty Xiomara
Grupo Etnográfico “As Tricanas de Vildemoinhos”
Rancho Folclórico da Freguesia de Cepões
Conte ainda com provas de Vinhos do Dão e Sabores Regionais!
No longínquo ano de 1207 a Quinta de Vila Meã já era conhecida por ter sido doada pelas mãos de D. Sancho I a Martinho Salvador e a sua esposa, Sancha Pais. Um dos monumentos arqueológicos mais simbólicos da quinta é o magnífico lagar, escavado na rocha existente.
Um dos monumentos arqueológicos mais simbólicos da quinta é o magnífico lagar, escavado na rocha existente. Na propriedade contam-se diversos monumentos e marcas que remontam ao século X, dando um destaque particular a uma Capela Românica associada à Lenda de uma Batalha que defendeu Viseu dos Mouros.
A Quinta já recebeu visitas de várias personalidades ligadas à política, cultura, religião, etc, e continuará a promover e a dar espaço a eventos culturais com carinho pelas tradições, como o «Música na Aldeia».
O “Música na Aldeia” surge no âmbito do projeto «Garantir Cultura», é um projeto que visa a organização e promoção de um Festival de Música que terá como convidados principais algumas das Bandas Filarmónicas e alguns dos Grupos Folclóricos da Região da Beira-Alta.
Decorrerá ao longo dos dias 26/09/2021 a 17/10/2021, aos Domingos, sendo que, para além dos espetáculos presenciais, contemplará a produção e transmissão via streaming de um programa focado na cultura popular sobre as temáticas: a história, o vestuário, a música, as diferenças regionais, o impacto social, o futuro destes grupos, entre outros temas.