Email: villamea@geral.pt
Carlos Peninha nasceu em Viseu, no ano de 1962. Na juventude despertou em si um grande interesse de ...
Carlos Peninha nasceu em Viseu, no ano de 1962. Na juventude despertou em si um grande interesse de aprender a tocar guitarra e, mais tarde, acabou por seguir estudos musicais nos conservatórios de Aveiro, Viseu e Porto, incluindo a Escola de Jazz do Porto, onde estudou com Pedro Barreiros, Carlos Azevedo e Mário Barreiros.
O Quinteto Jazz de Viseu é um projeto do qual Peninha é cofundador, e ainda mantém até aos dias de hoje, no entanto, em formato de quarteto.
Viveu aventuras teatrais onde tocou piano e guitarras, criou música, gravou CDs e fez direção musical, incluindo musicais como “Soltar a Língua”, “Cantos da Língua” e “A Côr da Língua”.
Em 2017 lançou o CD “Tocar o Chão” e em 2019 o “Ponto de Vista”, discos apoiados e financiados pela linha Criar, do programa Viseu Cultura do Município de Viseu. No mesmo ano de 2019, recebeu o prémio Mérito Artístico dos Prémios Animarte 2019 do GICAV, Viseu. De seguida, encontrando-se no contexto pandémico, o Músico deu vida ao seu projeto “Sessões (In)discretas”, no Youtube, onde realiza vídeos de música inédita partilhada com diversos músicos à distância.
Hoje em dia, Carlos lidera e apresenta, ao vivo, o projeto “Tocar o Chão” com músicas da sua autoria acerca da poesia da língua portuguesa, e também o Carlos Peninha Quarteto.
Conheça mais sobre o trabalho de Carlos Peninha, aqui:
Facebook: https://m.facebook.com/carlos.peninha?locale2=pt_PT