Carlos Peninha nasceu em Viseu, no ano de 1962. Na juventude despertou em si um grande interesse de ...

Carlos Peninha – Músico

Carlos Peninha nasceu em Viseu, no ano de 1962. Na juventude despertou em si um grande interesse de aprender a tocar guitarra e, mais tarde, acabou por seguir estudos musicais nos conservatórios de Aveiro, Viseu e Porto, incluindo a Escola de Jazz do Porto, onde estudou com Pedro Barreiros, Carlos Azevedo e Mário Barreiros.

O Quinteto Jazz de Viseu é um projeto do qual Peninha é cofundador, e ainda mantém até aos dias de hoje, no entanto, em formato de quarteto.

Viveu aventuras teatrais onde tocou piano e guitarras, criou música, gravou CDs e fez direção musical, incluindo musicais como “Soltar a Língua”, “Cantos da Língua” e “A Côr da Língua”.

Em 2017 lançou o CD “Tocar o Chão” e em 2019 o “Ponto de Vista”, discos apoiados e financiados pela linha Criar, do programa Viseu Cultura do Município de Viseu. No mesmo ano de 2019, recebeu o prémio Mérito Artístico dos Prémios Animarte 2019 do GICAV, Viseu. De seguida, encontrando-se no contexto pandémico, o Músico deu vida ao seu projeto “Sessões (In)discretas”, no Youtube, onde realiza vídeos de música inédita partilhada com diversos músicos à distância.

Hoje em dia, Carlos lidera e apresenta, ao vivo, o projeto “Tocar o Chão” com músicas da sua autoria acerca da poesia da língua portuguesa, e também o Carlos Peninha Quarteto.

 

Conheça mais sobre o trabalho de Carlos Peninha, aqui:

Facebook: https://m.facebook.com/carlos.peninha?locale2=pt_PT

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEXsB6a10O7-3nbeYkSD25g?app=desktop&fbclid=IwAR0gRGy8lnFEUrLNtq1zflxYxRzYPxsNrT85prxrEPvt8ovy_X0L3cDqXOs